Ritmo - Corpo e mente, na atualidade!

            Biologicamente estamos atrasados os nosso estilo de vida, nossa cultura nos impulsiona alem de nossos níveis corporais biológicos, estes sofre muito com esse avanço já que forçamos nosso corpo a ajustar-se a nossa atualidade, os níveis de stress que expomos nosso corpo, ao qual não há como biologicamente estarmos 100% caminhando ao seu lado, o do necessário, assim há pessoas que se adaptam seus hormônios ao seu estilo de vida.

Nosso corpo produz automaticamete hormônios e os libera no corpo em no maximo 3 segundos, assim como a adrenalina, que entra na corrente sanguínea em um piscar de olhos e faz com que fiquemos rápidos, respiramos melhor, ficamos mais ágeis por estarmos com uma quantidade perfeita de sangue nos músculos, nossos reflexos se tornam incrivelmente rápidos a força(potencia) aumenta significavelmente, quase não é possível pensar já que nossos reflexos estão instintivamente ativos, ou mais tarde dizer ao certo o que fizemos nesse momento. Isso ocorre diretamente em atletas, pois o corpo deles é preparado, ou melhor já está acostumado a esse impulso, sendo que os atletas conseguem muitas vezes controlar esse impulso que lhes é dado e treinam também para a consciência nestes momentos instintivos.

            O que acontece é que em nossa cultura atual, forçamos nosso corpo e mente a uma jornada nada agradável, saímos de sintonia, é como fazer uma viagem todos os dias do Brasil ao Japão. Nossos corpos estão em um estagio de stress gerados ou não, direta ou indiretamente por nós mesmos, gerados pela rotina, pela falta do que queremos fazer e não tenhamos progresso ou por experiências frustrantes e desagradáveis, por nos sentirmos rejeitados e muitas vezes por perdermos uma pessoa da qual nós amamos ou simplesmente por ela não poder estar ao nosso lado, mesmo quando seja necessária sua presença, as dores que não conseguimos sarar facilmente, não temos controle sobre ela, por estamos desgastados, não somente pela viagem mas também pelo fusorário. Uma ferida aberta que insitimos em ficar cutucando.

Assim ocorre com nosso dia a dia, de alegrias á tragédias, o desgaste dos nossos sentidos, de nossos corpos, o incompreensão por seu time perder, a emoção e a adrenalina de estar em um campo, ou uma disputa. Me lembro que em um campeonato de Karatê, entrar em uma luta, ganhar, e só me lembrar (voltar a consciência) após sair dela... Não sou atleta mas sei que nessa hora os hormônios liberados no corpo estavam “acesos” porem hoje em dia esses hormônios são liberados constantemente pela correria do dia a dia, do trabalho, da hora perdida, do e-mail não lido. Tudo é desgaste, desarmonia, não é natural. Sendo assim essa falta de harmonia entre corpo, mente e hormônios, podem gerar e provocar doenças graves, entre elas o câncer, perda de memória e outras doenças que podem levar a morte. Em nossa sociedade temos ao nosso lado esses novos problemas gerados por nós mesmos, não exatamente gerados, mas descontrolados por nós! Por isso podemos ter idéia das pessoas a nossa volta que não estão se adaptando, não estão conseguindo controlar de forma natural seus instintos, estão deixando de tratar esse lado e pensando apenas no seu sucesso profissional, sendo que é importante e relativo os dois caminharem juntos, estas estão procurando por auxilio, doutores, drogas, distrações, sexo e escapismo, apesar dessa defesa ser natural ainda sim não é o ideal.

Somos muito automatizados e isso faz mal para nosso corpo e nossa mente, não somos maquinas, apenas seres humanos um conjunto de seres com vida que suportam nossa estada aqui ( de impulsos magnéticos e elétricos a formas de vida microscópicas) ... Nada mais, uma prova de quanto estamos automáticos, por exemplo no caso de um escritor, ele pode estudar muito, mas ele pode aprender mais pela inisitencia do que com o planejamento de sua obra, ele pode colocar seu livro em uma organizador de texto, e deixar que ele arrume tudo... Mas isso não estará tornando aquele escritor melhor. Se Albert Einstein tivesse muitas facilidades ele provavelmente não teria treinado seu cérebro pra funcionar daquela forma fenomenal. Uma hora ou outra o cérebro se acostuma com o rotineiro, ainda mais com nosso estilo de vida que já está a muito repetitivo e a partir dai não consegue ver outros caminhos! Temo que lembrar que o cérebro é um músculo e se deixarmos de usa-lo ele vai atrofiar, como todo bisceps ou triceps. A também aqueles que consideram seu bisceps, e gluteos , mais importantes que o músculo cerebral... Se acostumar errado ele vai atrofiar, mas os resultados quando estimulados podem ser surpreendentes! Um guitarrista certa vez usava um gravador pra gravar suas musicas, eis que o gravador deu um defeito, ele reproduzia aproximadamente 10% ou 20% mais rápido, a cada vez que ele gravava seus "exercícios" ou seja, ele a partir da reprodução e repetição, foi ficando cada vez mais rápido, mais condicionado, porem treinou sua mente para fazer aquilo tudo automaticamente(condicionou-se no certo), e assim tornou-se um "gênio" da guitarra, essa é a história de Ywing Malmsteen.

“Um homem jamais deve passar a velocidade de seu camelo, ou ele abandonará (deixará para traz) sua alma” Essa frase é de um escritor árabe que não sei seu nome, mas o que ele discute aqui é que não podemos deixar nosso corpo progredir sem que nossa mente acompanhe, ou teremos que pagar o preço da distancia entre eles, “um corpo não vive sem uma mente” Morpheus, Matrix. Ao maximo que pudermos nos levantar e nos esforçar não podemos esquecer todos os nossos lados humanos ou não (instintos, animais), o que temos aqui para viver, nosso veiculo o nosso corpo, e assim temos que respeitar todas as suas funções e limitações, estamos aqui para nos manter e evoluirmos progressivamente, com a máxima qualidade possível, sem deixar nada de lado, tirando o  maximo de proveito de muitas coisas das quais podemos fazer enquanto há tempo, não somos imortais, um dia tudo em nós falhará e morreremos, isso é um fato natural, porem não quer dizer que tenhamos de morrer com dores intensas e sofrimento. “O homem moderno ainda não sabe como festejar um funeral” Nietzsche  

Fato também é que recebemos estímulos naturais. A cor é uma delas, quando vemos cores vivas nos sentimos melhores, é fundamental que nosso relógio biológico esteja “ajustado” as nossas necessidades, a luz do sol é necessária para que este relógio se acerte, a luz não natural não é a mais indicada para nossos sentidos, por exemplo. Como já havia dado o exemplo anteriormente, percebemos mudanças em nossos corpos, você levanta de sua cama e parece que acabou de chegar de viagem (Brasil x Japão), é complexo.

Eu mesmo me acho muito tenso e sei que esta tensão atrapalha muito meu dia a dia, pois parece que gasto o dobro de energia, e quando vou me concentrar em algo, estou cansado e desanimado demais para fazê-lo, realmente estou fora de sincronia... Mas o primeiro passo a se arrumar algo na vida é assumir o que esta de errado, só de tomar consciência disto as coisas são vistas de outra forma, e assim tomam outro rumo ou simplesmente começam a se arrumar inconscientemente, pois muitos problemas da vida são mais fáceis de encarar de frente do que ficar prorrogando.

No momento ando praticando Jiu-Jitsu (Não vou comentar muito aqui pois desejo fazer um post só sobre artes marciais em especial o Jiu-Jitsu), esse é um esporte que requer uma pirâmide entre força, técnica, raciocínio, já ouvi uma frase que o descreve perfeitamente “É um xadrez humano”, para tanto este esporte requer tudo em harmonia, entre estes 3 elementos, consigo sentir na pele quando as “energias” me faltam, esse é o ponto! Tenho certeza que algo em você também esta fora de sincronia ou freqüência, vale apena “tratar” nossas áreas deficientes ou carentes e buscar o centro dessa pirâmide, que em resumo falta-nos equilíbrio.

Muitas veses estamos fora dessa sincronia, é ai que entra o pensamento de Nieztsche “se mate”, mas como toda a boa filosofia não pege uma arma ponha na cabeça e atire... Muito pelo contrario, se pensarmos bem quando estamos em um caminho errado, cheio de obstaculos, podemos procurar outro. No caso “Se mate” se mate socialmente, mude seu ambiente de vida, busque novas experiências, novas escolhas, a vida é feita delas, escolhas, não importa a dificuldade! Mate seu antigo eu e viva um outro melhor e mais inovado que o atual, essa é a única morte que estamos falando por aqui... As vezes começar do zero não é voltar para traz, soh vai ser se começar a fazer as mesmas coisas(erros) que já fazia antes!