Eleições 2008 e o efeito Obama - Marketing Politico - Gustavo Fleury

Acabo de ler o livro sobre as eleições 2008 que ocorreram aqui no Brasil do autor Gustavo Fleury, que tive o prazer de conhecer pois ele ministrou um curso sobre marketing politico aqui na minha cidade(uma das tantas outras mais). Fiz o curso e me interessei muito pelo assunto, quem sabe um dia estarei em uma campanha(e quem sabe o lado que estarei, se do canditado ou do marketologo).

O livro tem uma linguagem informal bem interessante, onde o autor mostra suas ideais e mostra as ideias dos outros em determinadas campanhas realizadas no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador e o que achei o capitulo mais fantástico sobre o “efeito Obama”. Achei muito bom, e agora me sinto mais “por dentro” da situação politica dos EUA e do Brasil (e de cara afirmo que temos muito o que aprender), não irei aqui ficar falando ou sitando partes do livro, mas sim o que pude digerir do conteúdo do livro e reforço aqui se vier até a sua cidade um “cara” chamado Gustavo Fleury “vendendo” um curso de marketing politico; Meu amigo faça! Se você tem algum interesse por politica e ou comunicação eu recomendo!

O que há de mais interessante no nosso inprevisivel futuro politico são justamente as ferramentas que os marketologos usarão para vender a imagem dos lideres políticos para nos convencer que eles são a nossa solução, Como diz o Professor Manhaneli só no titulo “Eleição é Guerra!” e realmente é! Mas a comunicação está mudando assim como o mundo e todo o resto das coisas... A cada 4 anos vemos uma coisa nova surgindo; Msn, Twitter, Facebook... e por ai vai... O que eu acho um lance de Marketologo é a Copa (perto das eleições) é simplesmente demais, mas ai é outro papo(aquele de dominação).

Vamos as ferramentas; Por que Obama mudou a forma de fazer politica aqui no globo? Porque ele tem dinheiro? É inteligente? A resposta é obvia e que muitos políticos não entendem. Obama se prepara para essa eleição desde 1992, cuidando de sua imagem politica e pessoal nos minimos detalhes e o que é melhor e fundamental! Ele não se desatualizou! Esse foi fato de ser uma eleição diferente das outras, foi a de que ele (entenda como ele e todos por taz dele) conheceram todas as ferramentas eletronicas de comunicação e sociais para melhorar sua imagem publica. O livro exemplifica isso, e basta uma busca rapida pela Internet para se confirmar quantos sites sobre e quantos sites Obama pôs no ar durante( e depois) das eleições! Tem Twitter, Facebook, Blog... Essa comunicalção depois das eleições foi copiada por alguns eleitos a prefeito e mesmo os que não foram agradeceram (culpa da tecnologia? Ficaram mais solidários?ficou mais facil?) Não! O mundo mudou “Change” é a palavra chave aqui... ninguém gosta de monotonia (isso me lembra da animação como pato Donald que ganhou o premio de animação de 60, onde ele ficava a todo momento “Hail Hitler” assim que via imagem do Fuher) Todo mundo cansa uma hora, e chegou a hora da mudança! Ta aí... mudou, quem não aprendeu ficou para traz, mas ainda da pra correr atraz! Mas tem que ser rapido, atualmente o mundo esta girando mais rapido e os dias são mais curtos!

Uma coisa que eu acho muito intressante é como a Midia mudou, e mudou de cara também, as pessoas querem aparecer nela para criarem uma identidade ou para serem reconhecidas como pessoas mais “influentes” e por ai vai... Por exemplo o programa CQC, oque eles abordam é basicamente politicagem, e com certeza é um motivo para aparecerem nele a Dilma ou o Serra... Todos tem um interesse por aparecerem na TV “Bem ou mal falem de mim...” é bem nesse contexto que funciona a coisa! Me lembro de um prefeito que apareceu no quadro “Proteste já” prefeito Rubens Furlan (o que chamou o Marcelo Tas de “Careca babaca”) . Se você prestar a atenção no vídeo, verá que após o prefeito exculaxar (e sensurar) os CQC´s ele muda de figura (inclusive o Reporter Danilo Gentili diz ele ser bipolar) Acontece que (acho eu) depois que as duas pessoas “entraram” a figura do prefeito mudou(porque?) por que a imagem dele iria ser totalmente difamada a reputação iria baixar... Ou quem sabe não, pois apesar de negativa logo (dentro de uns 6 anos pra mais as pessoas vão esquecer ou perdoar esse fato...) no caso apenas atrazou, mas ainda sim continua sua vida politica. Um fato muito interessante que o Gustavo citou no seu curso é que por exemplo o Clodovil investiu apenas R$10.000 em sua candidatura, ja por exemplo Celso Pitta gastou R$5.000.000 (e não foi eleito). Acho isso facinante!

O profissional pesquisador Politicou ou o Marketologo são fundamentais na construção da pessoa, claro que existem canditados mais faceis de se expor ou de “vender” sua imagem, coisa um pouco complicada para o canditado fazer toda essa admistração sozinho e realmente é, por isso há um profissional para isso! E É UMA AREA CARENTE! Muito bem paga e necessária, que serve para promover desde o manuel da padaria até o presidente lula! Pense que demorou 20 anos para que Hitler subisse onde chegou, veja que Obama também, desde 1992 (Porem com uma causa “nobre”) sem analigias ao nazismo, mas veja que Joseph Gobels (“Propagandista”) “tratou” a imagem de Hitler até ele subir, e ainda depois continuou a tratar a imagem dele como um herói, e olha só como a coisa é hoje, esse principio, não mudou. Obama ainda sim mantêm sites e outros meios de comunicação em massa para se comunicar com seus eleitores (os convencidos ou não) acredito que o mandato de Obama voltará além dos 8 anos (nos EUA o presidente só pode ser reeleito uma vez). Mas veja que a necessidade de comunicação está mudando o mundo (olho nisso).

O interessante de se pesquisar e saber lhe dar com figuras “conhecidas” ou promovelas e como elas são separadas; os setores que elas são divididas. No caso dos políticos á separações como a figura do Herói(que vai salvar o mundo!), Pai(a quem você pode correr no caso de algo ruim acontecer), Homem simples (a figura do homem bom e justo). Isso é interessante pois elas são quase que as mesmas impressões que temos dessas pessoas, por que? Porque elas são lapidadas para tomar esse rumo tomar essa forma, alguem importante para alguém(alguém que você queira votar)!

Finalizando, acho muito interessante para quem gosta de comunicação e política ler esse livro ou fazer a palestra do “Guga” eu recomendo e é um ótimo investimento! Recomendo também a leitura do livro “Marketing político, Do comício a Internet” do meu querido amigo Adolpho Queiroz a quem já tive a oportunidade de ter uma aula com esse dinossauro da política( não esquecendo que ele escreveu esse livro com mais 2 autores Manhanelli e Barel).