
Esse grande livro de Ken Follet, “The Eye of Needle” ou o nome dado em português “O buraco da agulha” contando um suspense muito intrigante no cenário da segunda Guerra mundial, conta a história de um espião nazista chamado Faber (Die Nadel), um espião seco brutal, perigoso e patriota de alta patente militar e altíssima performance, infiltrado no território inglês, entre os anos de 1930 a 1940, retratando um pouco do como foram as estratégias do “dia D” e talvez a informação que faltou para que a grande invasão dos alemães triunfasse sobre a os ingleses(e quem sabe do resto do mundo), o livro faz com que Die Nadel fique com a tarefa de entregar uma informação de vital importância para a Alemanha, diretamente a Hitler (da qual o próprio Füher tem grande admiração e cega confiança em Die Nadel).
Ken Follet, não é escritor, ele apenas escreve em seus dias de folga e finais de semana, porem acho eu que ele tem um ótimo dom para a escrita e a descrição da história, da qual o clima em que surge com suas palavras vem á mente muito facilmente despertando muito a imaginação. Esse foi um dos primeiros livros de suspense que eu li e achei muito bom, também leva-se o fato de ler as 432 paginas em apenas 10 dias(o que para mim é muito, pois não tenho muito tempo para ler, e entender) porem essa história é muito bem contada, realmente surpreendente! Com certeza vale muito a pena ler. Esse livro faz parte de uma série de livros “Best bolso” Best Sellers em versão de bolso, ficam meio apertadinhos no bolso por causa do numero de paginas, mas valem muito a pena, também pelo preço, de R$16,00, o que é muito bom para a cabeça e para o bolso!
Faber (Die Nadel) é um enviado a Londres bem antes do inicio da guerra, por pura estratégia de guerra, e por pura astucia do próprio espião, que se disfarça muito bem no meio dos ingleses. Já no inicio da história Faber é “obrigado” a se livrar de uma possível ameaça a sua missão, que nada mais passava de uma mulher com desejos sobre Faber, que se exaltou a fazer a abordagem sobre ele, bem no momento que ele estava transmitindo suas informações para a central na Alemanha. A mulher dona da pensão, em que Faber se alojava tinha a chave de sua porta e entrou com uma roupa sexy, invadindo o quarto de Die Nadel e o beijou, porem á o choque na história, sem exitar um segundo Faber, com toda sua técnica enfia entre suas constelas e atingindo diretamente seu coração com um estilete que esconde em sua manga esquerda, causando uma morte sem gritos e sem muito sangue... Neste momento o leitor já sabe que esse personagem não tem outro objetivo a não ser seu profissional objetivo de espionar, sem manter nada vivo para contar que o viu em seu caminho, o que o faz extremamente calculista e interessante para a história.
Mas! Com esse caso de assassinato Faber é obrigado a deixar a cidade e cumprir um código entre os espiões, do qual recebe outras informações e descobre que seu “companheiro de profissão” e membro da Abwehr (setor de inteligência alemã de espionagem) está sendo seguido. Neste momento Faber recebe as informações do seu “amigo” alemão e o mata depois de receber tamanha importância da missão que lhe é dada por este mesmo, por pura estratégia, já que este não havia percebido que estava sendo seguido, e se fosse pego e revelasse a posição de Die Nadel, poderia comprometer Faber e o triunfo de seu país.
Em resumo Faber começa a ser seguido por dois contra-espiões que estavam no encalço do outro membro da Abwehr que já tinham o conhecimento de que aquele era um espião e sabiam quem tinha feito aquela morte... O assassino do estilete o mesmo que matou a dona da pensão, e reconhecem também o tipo de ferimento e forma da qual o assassino usou para matar as duas pessoas. Parkin, Goldliman eram os dois sujeitos responsáveis por este assassino que descobrem como sendo um espião alemão e assim delegando a responsabilidade de capturá-lo.
Essa história é muito boa, também a outros personagens, um pouco de amor frustração, acidentes. Se eu me desse o luxo de contar tudo aqui, estragaria o efeito surpresa do livro, Será que Die Nadel conseguiu chegar a Alemanha? Se não, onde parou? Foi capturado? Essa é a graça do livro, um ótimo suspense!!
SAUDAÇÕES A WILLI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário