Pai Rico Pai Pobre


Sem duvida, esse é um livro para expandir os horizontes da mente, pois ele é fantástico. Escrito por Robert. Kiosaky editado por Sharon Letcher esse livro trata de forma fantástica como administrar a vida, afim de que você possa tirar o maior proveito dela. Simplesmente fantástico, um dos melhores livros que já li, Robert Kiosaky não mediu esforços para escrever este livro sobre o dinheiro, que infelizmente é o combustível deste mundo, ou melhor dos seres que vivem nele, todos temos nossas fés,  mas no final é o dinheiro que move as montanhas!

            Kyosaky começa dizendo como foi criado e como adquiriu o segundo pai, no qual um deles era o pai rico e outro o pai pobre, porem ele não sabia ainda que qualquer um deles era rico ou pobre, ele ainda tinha 9 anos e com seu amigo Micke tentavam desde pequenos engrandecer-se financeiramente, eu uma sociedade que começaria agora e iria com lucros inimagináveis  a “longo prazo”.

            Seu pai Instruído o conduzia a uma vida de estudos e alegava ser a única forma de se viver bem e dignamente; Seu pai rico condizia a uma vida inicialmente á uma vida de muito sacrifício no inicio, porem com resultados quase garantidos ao longo da vida (a longo prazo) ele até admitiu que seria a vontade dos garotos Mike (seu filho) e Robert que os levaria a uma vida financeiramente saudável. Como ele os treinaria para que tal saúde financeira fosse duradoura certamente ainda era um mistério para dois garotos de 9 anos. Eles trabalhavam para o Pai rico limpando uma de suas lojas, até que Robert não suporta mais a idéia de ganhar U$3,00 por mês, trabalhando todos os sábados (o que o tirava de sua rotina de jogos com os amigos). O pai rico o fez esperar muito, era mais que lógico que ele iria pedir um aumento, no entanto o que o pai rico quis dizer é que isso ocorre com todos os trabalhadores. Realmente sempre é “Muito para quem paga e pouco para quem recebe” no desenrolar da história os garotos começam a trabalhar de graça, SIM é isso mesmo, um dos capítulos do livro, é “Não trabalhe pelo dinheiro” é ler para crer, “Deixe o dinheiro trabalhar por você” é o que fazem os ricos...

Robert tem uma teoria muito interessante, ele diz que estamos na “Corrida dos Ratos” e acredite estamos nela a muitas gerações, do mais pobre mendigo ao individuo de classe A, porque nossa vida é baseada na rotina. Levantar, trabalhar(pelo dinheiro), dormir... Não investimos nem mesmo em nós mesmos, parece que a grosso modo vivemos para pagar impostos! Por isso somos todos ratos em um tabuleiro gigante que gira, e gira porem nunca se sabe quando vai parar! Robert tem o seu próprio jogo chamado “cache flow”( fluxo de caixa) neste jogo, inclusive para PC e na versão tabuleiro. Robert tenta nos mostrar como sair da corrida dos ratos e ir para a via expressa, o jogo acaba para os participantes quando eles realizam seus sonhos, e essa é a filosofia correta, não é um rico aquele que esbanja, mas sim aquele que faz o que quer, realiza seus sonhos vive a vida como é para ser vivida, a sua maneira!

            Kyosaky é um Investidor e atuante do ramo Imobiliário, muitas dicas que ele da no livro ou já estão um pouco ultrapassadas, ou seguem o modelo americano de economia, por exemplo, hipoteca ou algumas taxas que existem somente nos Estados Unidos, porem não temos quaisquer taxa aqui no Brasil(porem compensado com impostos), mas mesmo assim essa leitura expande a mente, cada pagina virada pode te trazer uma “sacada” muito grande de como sair da sua vida atual( a longo prazo(  logicamente) ) e entrar na via expressa e realizar seu sonho, seja ele qual for, de conhecer o seu pais inteiro até viajar por todo o mundo.

Esse livro traz uma mensagem simples de como organizar sua vida com umas “sacadas” muito boas sobre como lhe dar com dinheiro, seus “ativos” e “passivos” saber qual é a diferença entre “investir” e “poupar”. Investir envolve riscos por isso todos ficam onde estão, é perigoso, sim! Porem é um risco que vale a pena correr. Robert diz que o a pior coisa que uma pessoa pode ter em relação a ter um QI financeiro alto é o medo. O medo é o primeiro passo que uma pessoa pode ter a querer evoluir seu QI financeiro, é também a primeira barreira que pode e tem de ser quebrada. Depois de ler o livro não tive vontade de torná-lo minha “bíblia” ou sair por ai colocando(aplicando) dinheiro( e quem dera) em todos os lugares “investiveis” ao meu redor, não... Não é assim, antes de mais nada organização, conhecimento, talvez até um estilo de vida diferente, mudar de vida, ou quebrar a segunda barreira “ Maus hábitos” pois uma pessoa de maus hábitos financeiros pode facilmente esvaziar qualquer bolso por mais cheio que este esteja. Por isso quando um milionário morre e deixa sua herança para seu filho mimado, o dinheiro não o sustenta por mais de 4 ou 5 anos, o QI financeiro é importante, saber administrar a vida e como conseqüência o dinheiro! Uma parte muito interessante falando de QI financeiro, é que uma amiga de Robert teve sua casa roubada, os ladrões levaram todos os eletrodomésticos como TV, microondas, DVD... Porem não sequer tocaram em seus livros, o que com um pouco de incentivo poderia ser um pretexto para deixarem suas “sofridas” e injustas vidas. Sequer administram o que roubam, e o risco é gigantescamente grande (maior que o sobe desce da bolsa de valores, com certeza!), um mal negócio na certa!  

Você pode até estar quebrado, mas pobre é por sua escolha! Todos os seres escolhem a vida que terão, por mais “desgraçenta” que esta seja. Recordo me de uma tarefa do “O Aprendiz”* onde a tarefa era arrecadar a maior quantidade de dinheiro, só que em outro país (se não me engano no Peru) sem lenço nem documento(definitivamente) a maior quantidade foi próxima a R$ 3.000, ou seja o conhecimento prova sua eficácia.

* Curiosamente Robert Kyosaky escreveu um outro livro chamado “Nos Queremos que Você Fique Rico” juntamente com Donald Trump ( produtor do O Aprendiz americano). Neste livro há uma frase muito interessante “De um peixe a um homem um dia e ele terá alimento por um dia, ensine este a pescar e ele terá alimento para toda a vida! ” entenda como quiser mas essa é uma filosofia muito incrível. Porem! Assumo que hoje a muitos “homens” que querem o peixe, mais não querem pescar... Estes são os ratos “bitolados” dos quais Robert diz que acham que o governo tem de cuidar deles ...


Esse é um livro recomendadissimo por investidores e é considerado o melhor caminho para sair do vermelho, ou da “Corrida dos Ratos” ou senão começar uma vida diferente, pode até ser que a mesma vida porém, com um olhar para o futuro, talvez até visando uma garantia de qualidade de vida, e das pessoas a quem você ama; Pois se você trabalha muito e se dedica pouco a família é um ótimo profissional, porem um talvez péssimo pai(Por mais que você os ame), mas se tiver tempo para curtir a sua vida ( de forma saudável) ao lado dos filhos e de sua família não haverá dinheiro que pague! Essa é a mensagem que Kyosaky quer passar, seu maior ativo é você mesmo, invista em você! Sempre há uma recompensa! Como Robert diz em certa parte do livro “Mesmo que seja para dar um passo para traz e avançar cinco para frente”. Vou completar aqui com um pouco da minha filosofia de meia tigela... Um corredor de olimpíada sempre chega a sua “Raia” e ”obrigatoriamente” dá um passo para traz, ele pode ir em pé mas ele tem de se concentrar em si e em cada passo que dará, ficar esperto, fechar seus olhos e ver onde vai se meter, concentrar-se, enxergar as oportunidades com a mente e não com os olhos... Assim da o primeiro passo a meia velocidade quando levanta porem todos os seguintes serão “expressos”!

Um comentário: