Tess Gerritsen - Gravity


Realmente esse livro compensa o investimento, confesso que ultimamente estou lendo muitos livros sobre ficção cientifica, incluindo Isaac Asimov “Foundation” (que logo postarei aqui). Esse livro da autora Tess, é um projeto a parte dos outros livros que ela escreve, muitos são um universo paralelo aos livros que ela escreve, um segudo do outro, mas essa é uma história à parte! Tess é uma conceituada escritora, e confesso que comprei este livro pois já na capa estava uma frase do Stephen King (“Tess Gerristen é leitura obrigatória em minha casa”), nunca li nada do Stephen King, mas dei o devido crédito a essa obra, e reafirmo, valeu a pena; principalmente para quem gosta de ficção cientifica e romances científicos!

A história baseia-se em no cenário espacial, uma tripulação pesquisadora em uma estação espacial, onde os astronautas tripulantes realizam testes com animais e determinados fungos  e bactérias da terra. Todos os procedimentos são devidamente metódicos, passam por varias batidas de testes para que não infecte nem a tripulação nem comprometa nenhuma das missões cientificas. Os astronautas são de varias nacionalidades, Japão, Estados Unidos, Rússia e Inglaterra.

O impressionante e o “legal” deste livro é que o clima é totalmente possível, no inicio do livro a autora agradece a uma porção de pessoas da Nasa, professores universitários, infectologistas, biólogos, e pessoas que estão por atrás do sucesso deste livro! É muito bom essa brincadeira com a realidade, eu particularmente adorei e o clima fica mais real, escritores assim são geralmente muito bons, apresar de se tratar de uma ficção cientifica americana! A autora brinca até com termos ditos na NASA; Inclusive á um glossário para tais termos, aqui vão alguns deles NASA: National Aeronautics and Space Administration, MCC: Mission Control Center, NORAD : North American Air Defense Command , FCR: Flight Control Room, DAP: Digital Autopilot...

Dra.Watson é escalada para entrar na estação espacial , através do ônibus espacial Discovery, a estação espacial ISS, levando além de suplementos; novas experiências, entre elas, novas colônias de bactérias e fungos pra novos experimentos, entre essas experiências organismos unicelulares chamados Archeons, dos quais estes foram retirado de paredes de vulcões submersos a 6.082 metros de profundidade, a temperatura média em que esses organismos vivem é de 85 graus. Ou seja um ambiente impossível para qualquer forma não primitiva de vida viver... A história neste ponto sofre sua primeira catástrofe, o pesquisador que coleta esse organismo morre “frito” dentro de seu próprio submarino após ele esbarrar em pedras soltas destas paredes... 



A trama continua, Dr.Jack, um ex-astronauta e até então marido da Dra. Watson; retirado por um problema de saúde do projeto espacial, e retirado também de seu sonho de vida. Ele é um médico em um hospital do qual recebe a mulher de um dos astronautas de ISS, ela vem a falecer por um acidente de carro em uma estrada perto da Nasa. O Astronauta é retirado da missão e neste ponto Dra.Watson assume seu ponto.

Mas tarde o astronauta Japonês acaba infectando-se com a colônia de bactérias Archeons, que até então são inofensiva para seres humanos e animais, pos trata-se verdadeiramente de organismos unicelulares (O que gera uma incompatibilidade genética) nesse caso (e logicamente) o astronauta não se preocupa com a infecção. Mas é ai que ele se engana... Não vou adiantar sobre o que se tratam essas células; mas adianto que foi muito bom ele ter sido encontrada no meio do oceano!



Jack descobre que nunca amou tanto Watson, e o seu divorcio estava sendo alem de um grande erro uma grande besteira. Esse romance é muito apreciado no meio desta trama toda! Pois descobrem que seu amor vai muito alem que as alturas das nuvens! Fantástico, perigoso e de grande risco, mas percebem que arriscar a própria vida por um amor verdadeiro é certeza de vitória no final.

A Intriga percorre pela NASA, atinge políticos, o governo se envolve, um astronauta tem de ser “sacrificado” pelo bem da nação, cogita-se até um ataque biológico, porem com uma organização escondida até por traz da NASA.

É melhor eu parar por aqui, pois talvez já esteja dando muita dica da história. Essa história é lançamento aqui no Brasil, traduzido em 2009, mas o lançamento oficial em inglês é de 2004.

Fico por aqui!! Vale a leitura!!

Nenhum comentário: