
Estudo:
Estudo por meio de programas, livros, sites e musicas e pelo melhor método do mundo o dia-a-dia, se em sua vida toda souber somar: curiosidade + busca = (informação1(“A que você buscou”) + informação2(“A que você já tem”))^2 * necessidade = sabedoria e conhecimento, e ainda tiver inteligência para administrar tudo isso (C+B = (I1+I2) ^2*N = S+C), parece confuso mas é pura lógica, eu não gosto de matemática, mas lógica é muito bom, pelas regras matemáticas as coisas se dividem, mas nesse caso só se somam e se misturam! Isso eu aplico nos meus estudos. Voltando ao que interessa, vou apresentar aqui todas as ferramentas para aprender alemão, as brechas que são as peças que encontrei no meu caminho (busca). Existem elementos chaves para tudo, tem muitos nomes são eles: vontade, insistência, necessidade, perseverança, entre outros... Vou passar em tópicos as dicas, assim facilita bastante a vida de quem já quer ir direto ao ponto (apesar de achar pessoalmente que uma informação completa à outra).
Musica:
Já escutava muito na minha infância bandas em alemão. A musica é uma forte aliada na motivação para o estudo, já que tudo que você tem de fazer é sentar e escutar, e tentar reproduzir, claro que o estilo da musica conta muito por que gosto é gosto, eu gosto de metal porem às bandas pop’s muito boas em alemão, por exemplo, Die Ärtze.
Eu já tinha curiosidade de entender o que aquilo queria dizer, pois querendo ou não depois de um tempo escutando e pronunciando as palavras (mesmo que erradas) você acaba decorando a pronuncia. Mas ainda havia a duvida do que era e o que queriam dizer aquelas musicas “Du hast”, “Mein Herz Brennt”, “Ohne Dich” quem conhece já sabe de que banda estou falando. Rammstein a melhor banda de metal alemão, há também outras como Eisbrecher (que considero tão quanto Rammstein), Hanzel und Gretyl, Megahetz, Laibach, Lacrimosa... Entre outras que escuto muito! Estudo por meio dessas bandas por que musica não pode faltar em nenhuma área da nossa vida! "A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven). Primeiramente antes de ficar procurando em sites de busca e letras musicais, dou uma dica muito boa e interessante, se você usa Winamp, Windows Media Player, ou algum outro grande programa, maravilha! Se não migre para um desses. O que vou relatar aqui é que há um plug-in para Winamp e Windows Media Player, que já busca automaticamente a letra desejada em qualquer língua (a maioria inglês), no navegador ou “Browser” do próprio player, tudo que você tem de fazer é ter a musica com o nome correto e a canção correta que ele faz o resto (alem de poder buscar mais no próprio navegador e traduzir se a letra tiver a tradução, o que torna uma ferramenta muito interessante) há 2 plug-ins o do site Letras.br, há um plug-in para cada player o Windows Media Player (http://letras.terra.com.br/plugin_wmp.php) e

, e outro plug-in que é do Vagalume (http://vagalume.uol.com.br/plugin/mediaplayer/) neste mesmo site há plug-ins para diferentes players, ache o seu!!!
Logicamente é muito bom ter um dicionário ao lado para tirar as duvidas, já que muitas palavras têm muitos significados, principalmente na fonética, fora a gíria usada, e frases que tem uma composição diferente (não vou citar o exemplo pratico aqui, mas para se ter uma noção Bar (urso) dependendo da frase que tenha essa palavra poder ser “vou pagar em dinheiro (uma gíria para Geld (dinheiro) porem se escreve bar (minúsculo), pois todos os nomes e objetos próprios escreve-se com maiúscula, essa não é bem a regra, porem é só para ter uma pequena noção), que só é percebida com pratica, não há outra maneira, logo irei passar varias dicas onde pode-se tirar duvidas rapidamente!
Sites:

http://rio.paukerin.com/pauker/DE_DE/PT/wb/
http://dict.tu-chemnitz.de/de-pt/
Cursos (é mais para ajudar em gramática porem são muito bons!):
http://www.babelmundo.com.pt/alemao/cursos/01_02_4.html
O que curso que vou citar aqui é por meio on-line, porem é muito bom, se assemelha com o curso Roseta Stone, porem é completamente on-line, A vantagem é que com ele alem de poder ajudar pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma que você e você ajudar os que estão aprendendo a sua língua nativa, conta com um sistema de lições muito simples que é composto da seguinte forma, por exemplo no final da “lição” você tem de ler uma série de palavras, ou seja vai gravar sua voz e mandar para o site, então esse será avaliada por outras pessoas nativos e pessoas que sabem a língua, avaliação com estrelinhas e tudo mais, fora o comentário das outras pessoas, avisando de algo errado na pronuncia ou na escrita(todos os exercícios podem ser comentado por outros usuários) sendo assim você pode voltara lição onde “pecou” e refazê-la melhorando cada vez mais seu aprendizado, é muito simples é só ir fazendo as lições que tudo vai dar certo, avaliando outros usuários você também vai receber pontos, e vai evoluindo no site(que já tem até uma proposta para professores on-line, por meio do site), esse é o Curso on-line da Livemocha (http://www.livemocha.com/)

, é muito bom não tem todo o gráfico e a qualidade de pronuncias do curso Rosetta Stone, é claro que o curso Rosetta Stone tem CDs e é um programa especifico que ocupa um belo espaço no computador, sendo que este é leve (on-line, você só necessita estar conectado á internet, com um fone de ouvido e um microfone e já estará pronto para aprender), não para por ai, no Livemocha é possível aprender qualquer língua pois o método é o mesmo, assim como o Rosetta Stone, só que grátis!!

Faço questão de falar bem deste curso, pois é um dos melhores métodos que encontrei, é grátis não requer muito tempo, só necessita de um computador e “pronto” só não aprende quem não quer. Claro que antes de começar este curso fiz e estou fazendo o método Rosetta Stone por isso me dei muito bem com esse curso e recebi as avaliações de outros usuários muito positivas (inclusive até nota máxima em pronuncia, julgado por um alemão nativo) Não estou me gabando, é para ver que um curso pode muito bem completar o outro, quando não se está on-line faço o Roseta ou outro método assim como musica, tradução, revistas (que será o próximo tópico!) e outros, tudo vale a pena.
Comunidades:

Leitura:

* Veja também os livros que recomendo na sessão livros mais a baixo.
Programas:

Há também um curso de línguas pelo método Rosetta Stone, que são extremamente bons,

Por ultimo, mas não menos importante o “Tell me More” nesse curso eu não gosto tanto de estudar por ele,

Livros:

Livros On-line Grátis também existem no http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_alemao1.htm são muito bons, vale a pena baixar um e tentar ler qualquer um deles para aprender um pouco mais!
Dia a dia (motivação):
Primeiramente misture tudo que citei aqui, principalmente no tópico estudo, para se aprender algo necessita-se de dedicação ou esforço ou necessidade, porem se pudermos juntar tudo isso e adicionarmos um ingrediente chamado “gosto” ,“amor”, ”curiosiade”, ”conhecimento ” (tudo isso junto, não há um nome especifico para isso), poderemos fazer qualquer coisa, ninguém faz algo que não goste, e mesmo que faça fica infeliz rapidamente e frustrado no fim do processo (se é que ele durará muito), pois isso é uma decepção, quando a pessoa não tem vocação para fazer tal coisa, mas faz por obrigatoriedade.
Acho errado o que muitos pais fazem com seus filhos, põe suas filhas em aulas de balés, natação, cursos de inglês, entre outras atividades que não são do gosto da criança, na qual mais para frente será como nós, adultos (seres totalmente mecânicos com tendências infelizes), temos muitos vícios de vida que foram brotados em nossa infância, e cresceram tanto quanto nós, aprender errado é uma delas, não quer dizer resultados negativos, não quer dizer que sua filha não dê para uma ótima bailarina, mas será que é isso que ela realmente quer... Será, que ela não quer fazer um curso de computação, musica, ou quer ler um bom livro a fim de se tornar uma escritora ou compor versos, ou quem sabe escrever uma história, pois tem aptidão para tal. Ainda pequena, porem já direcionada... sendo que se ela for para o balé vai tomar o caminho contrario vai distorcer a seta do “apontado” para o lado contrario (contraditório, oposto, negativo, será que isso vai dar certo...) sim, talvez dê, mas talvez esse não seja o caminho no qual ela queira percorrer, a vida é feita de decisões (quem as toma não deve ser a mãe ou o pai, estes não estão na pele de quem geraram, apesar de ser fruto da mesma arvore tem gostos diferentes..., alias é como a arvore genealógica todos os “frutos” são diferentes).
Então podemos fazer algo por vários meios, é super legal falar alemão, uma língua linda que muitos que não a conhecem a acham uma língua feia e enrolada, só composta por “xingamentos” devida a sua pronuncia complicada e outras coisas mais.
Mas por que todos a respeitam? Por que na Alemanha o povo já tem esse perfil autoritário e, além disso, é a terra onde a musica e o conhecimento são as principais formas de comunicação, é de se impressionar um povo que já passou por três quedas, e se ergueu em todas elas, desde os princípios com base dos gregos, em sua filosofia, arte, musica é impossível citar uma grande área do saber sem citar um alemão. Então essa língua feia e enrolada se torna uma das mais cotadas no campo do saber e do conhecimento em geral, principalmente em áreas de estudo.
Vamos logo ao que interessa, se fizer tudo o que realmente goste vai se dar bem, seja uma faculdade ou um curso ou algo que você possa amar fazer, ter o real prazer, se sentir satisfeito com... Se não tiver essa essência jamais vai conseguir tirar 100% de proveito seu e do que estiver fazendo, seja lendo ou estudando, por conhecimento ou por curiosidade até por uma questão estética (aprender alemão, por que acha chique), não podemos descartar nenhuma possibilidade, nós não somos iguais (ainda bem!) então podemos ter visões diferentes das coisas a nossa volta, se formos pré-conceituosos ou “racistas” no sentido de isso não é para mim, estaremos nos fechando para coisas muito proveitosas das nossas vidas, isso acontece muito... “Você ta aprendendo alemão, Pô meu é a língua de Hitler!!!” quando se é branquinho, olhos verdes, “sabe” alemão e ainda por cima é “ateu” é um ótimo motivo pra ser tachado de “nazi” ou qualquer derivado, sim isso acontece! Porem como dizia Platão “Apesar dos maldizeres continuarei a viver bem”.
Não adianta se fechar para o mundo, somos todos matéria e como toda matéria nos interagimos com matéria, ou seja você caiu aqui no mundo escolha algo para fazer para viver, para amar, não tem como fugir desta realidade, somos carne e osso, mesmo o mais “elevado” dos monges elevado espiritualmente, tem sua alma aprisionada no corpo, então terá que o manter, o satisfazer, isso ocorre conosco também o principio é o mesmo depende do que e com o que estamos satisfeitos, do que nos alimentamos, o corpo de comida a mente de sabedoria, conhecimentos... se não comemos emagrecemos e morremos, se a mente não é irrigada com informações ela atrofia e logo morre... é impossível um corpo viver sem uma mente.
Portanto meus amigos vamos a entreter e irrigá-la com essa fonte de conhecimento, alimento para a alma, o corpo, a mente, o cérebro, é um sistema, esses não podem ser separados, então como já disse procure acima de tudo felicidade, por mais mal humorado que seja sua pessoa procure faze algo que realmente goste e sinta prazer, é como fazer faculdade de medicina (uma das áreas mais bem pagas de todas) porem será que você será um bom médico, será feliz, será por necessidade (só), ganância, ou pelo porte de Dr (alias quem se forma em medicina sai como doutor da faculdade, agora quem sai da faculdade de engenharia, comunicação, economia, só quando se conclui doutorado e olhe lá!) então é legal ser doutor, é legal aprender alemão... Sim, qual seu proveito disso, pode também ser um alimento para o ego, porem ele também está no sistema que citei mais a cima... Faz parte, não se esqueça de nenhum detalhe, veja se está ou estará feliz aprendendo alemão, eu acho que sim (opinião minha) compensa, tenho meus motivos, tenha os seus.
Quebre as regras, sinta-se livre para aprender do seu jeito (não tente isso com medicina, não vai dar certo, ok!), leia releia fale com pessoas perca a timidez de falar com um recém conhecido alemão pelo Skype, MSN, Chat (Livemocha, ou outro), não tenha medo de errar, a duvida é o começo da sabedoria, tire suas duvidas invista em você, não o que te mandaram fazer, se for possível faça do seu jeito. Veja o quão vantajoso é aprender outra língua, faça seu dia a dia em alemão.
Vá ao Google configure como língua principal o alemão (ou deixe no automático), decore apenas uma palavra de seu interesse, por exemplo, eu sou fotografo, em alemão Fotograf, e fotografia – Fotografie procure em português, e depois em alemão... Os resultados são TOTALMENTE diferentes, se tiver um dicionário ótimo!Se não pode seguir um site de consulta (dicionário) como o Pauker que citei, então se procurar um texto em português e não gostar do resultado procure em alemão... Terá uma enorme surpresa é conhecimento*2, resume-se a resultado, se tiver noção de palavras relacionadas vai se dar melhor ainda. Eu tenho uma boa base em inglês, então é conhecimento*3 e por ai vai. Procure no Google mesmo: noite (PT), Nacht (DE), night (EN), veja a diferença, principalmente na sessão de imagens, são outras! Busque informações que lhe cabem o interesse, vai com certeza se tornar uma pessoa melhor, vai fazer um trabalho de faculdade? Quer deixar um ctrl+c, ctrl+v como todos, ou quer inovar com informações totalmente novas, alem de assim já estar exercitando uma língua nova.
5 comentários:
Sheila ,João Pessoa.
Olá ,é minha primeira vez aqui ,ainda não vi tudo ,mais achei muito bom,sou muito curiosa ,e gostaria muito de aprender,minha banda favorita é Alemã TOKIO HOTEL ,sempre escuto suas musicas tanto em inglês como em Alemã,devo confessar que as versões em Alemão são as minhas favoritas ,vou sempre no vagalume,mais mim confundo muito ,com os sentidos das palavras ,não sei quase nada consigo reconhecer algumas frases ,mais nada significante,se poder mim ajudar com algumas dicas de por onde começar.desde já `danke`.
Olá Sheila!!
Bom vou ser breve, esse meu post já fiz faz um belo tempo, mas ainda sim vale muito apena estudar alemão ou qualquer outra língua(inclusive irei para o Canadá esse fim de ano). Mas vamos ao que interessa, além do LiveMocha, existe um site chamado Busuu.com(http://www.busuu.com/pt) esse é um ótimo começo eu acredito! pois você encontra quem quer aprender a sua lingua e vice e versa! Um alemão que quer estudar português... e por aí vai!
É isso!!"gern geschehen"
João Pessoa.
Hallo Dalton ,Gute nacht Wie geht es dir.Estou literalmente apanhando aqui,é muito complicado,obrigada pela dica dos sites,agora e tentar entender ,tenho tantas duvidas ex;du bist alles was ich bin,se (du) em português é (tu),porque traduzindo fica (você),você é tudo que eu sou ,tem alguma regra para isto ,ou é só aprender assim e pronto .vielen dank.
Então... Eu acredito que sim, EU não sei falar Alemão :) na verdade estou aprendendo Inglês agora. Mas seguindo o raciocinio, sua frase está certa! Mas cuidado, no alemão a gramatica conta muito, pode ser que a ordem das palavras deem um sentido totalmente diferente para a frase!(procure um manual no Wikipedia, pode te ajudar e muito a resolver nesse entendimento)
Se vocês tiver Orkut, eu recomendo a você entrar na comunidade "Deutsch, warum nicht" la tem muita gente aprendendo e tirando suas duvidas! Infelizmente sou um mero curioso que um dia sonha em falar alemão(é uma questão de tempo :)
Qualquer duvida tecnica estou aqui!
Bjos, boa sorte!
João Pessoa.
Olá Dalton,quero dizer que não desisti ,obrigado pelas dicas dos sites estão mim ajudando bastante mais muito do que encontro são frases feitas que não explicam o porque ,nossa sei que não é fácil a bendita declinação dos pronomes ,quando penso que entendi ,surgi mais dez duvidas ,bom é só ,mais uma vez obrigado.
Postar um comentário